Os primeiros registros do chocolate surgiu com os Maias, eles ofereciam o chocolate em forma de bebida amarga aos Deuses Maias, depois veio os Astecas que dominaram a civilização Maia e com isso eles começaram a consumir o chocolate em bebida ainda mas adoçada com mel e especiarias, nesta época entre 2000 a.C. e 1400 d.C. o chocolate só era consumido por Nobres.
Depois dessa época o cacau que já era utilizado como moeda pelos Maias e Astecas começou a ser utilizado pelos Espanhóis que dominaram essas civilizações. Os espanhóis em 1502 então levaram o cacau para a Europa e começaram a adoça-lo com açúcar, foi a partir dai que o chocolate que conhecemos surgiu e virou a sensação do mundo e continua até hoje, afinal quem não gosta de chocolate né. Então vou mostrar os tipos de chocolates que temos:
Chocolate Amargo
Com uma coloração mais escura, ela não contém muita manteiga de cacau nem adição de leite e pouco açúcar, mas é utilizada bastante semente de cacau e é dependendo da quantidade de semente que vem a porcentagem do chocolate amargo que temos.
Chocolate ao Leite
O chocolate ao leite tem um tom mais claro que o açúcar por causa da adição do leite (como o próprio nome já diz), ele contém mais manteiga de cacau e açúcar e leva um teor de 36 á 46% de semente de cacau, tem um sabor mais doce e derrete com mais facilidade.
Chocolate Branco
O chocolate branco não é feito com as sementes de cacau, ele é feito somente com a manteiga de cacau, o leite e açúcar, por isso ele é mais gorduroso que os outros chocolates.
Alfarroba
A alfarroba é uma vagem que pode substituir o cacau, ele é ótimo pra quem tem intolerância a lactose, está de dieta e é diabético, ele é uma imitação do chocolate sem o açúcar e com pouca gordura, com isso ela tem poucas calorias e o alfarroba também é rica em fibras e não contém cafeína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário